Buscar
  • Carlos Igareda

Vida ou gaveta: a distribuição de documentários


Na produção independente, a distribuição é frequentemente a grande esquecida do processo de produção de um filme. Colocamos toda nossa energia em realizar o filme e não resta nada para depois. Mas então, produzimos nosso filme para quê? Para quem? Nós DocMakers pensamos em estratégias de distribuição ao mesmo tempo que pensamos no filme, ou seja utilizamos o financiamento e a distribuição como um elemento mais de linguagem. Precisamos pensar em nosso público, em como achar ele e estabelecer uma comunicação direta, sem intermediários. Isso é parte essencial do nosso Método DocMakers.



É por isso que como documentaristas, precisamos pensar fora da caixa, ser disruptivos e tornarmos também empreendedores, makers que dominam também ferramentas de marketing digital e distribuição direta.


É verdade que nosso modelo não serve para todos os documentários, mas funciona para o tipo de documentários destinados a um público de nicho. E sempre tem um. O desafio é saber qual é e nos comunicarmos com ele.


Por outro lado, a distribuição para nossos documentários independentes no Brasil não tem soluções suficientemente eficazes para nós. Fora do controle do criador, está muitas vezes baseado no modelo tradicional do cinema de ficção, focado em distribuidoras, festivais e licenciamentos para TVs ou VOD. Se trata de um modelo pouco acessível, limitado e muitas vezes intimidatório para nós produtores de conteúdo independente. E geralmente oferece pouco retorno financeiro para nós.


Uma das melhores soluções que hoje em dia a tecnologia nos brinda é a distribuição digital direta dos nossos filmes. Com ela, poderemos desenvolver nossos nichos de mercado, achar nossos oceanos azuis, controlar os tempos e estabelecer uma relação direta e sem intermediários com os usuários finais das nossas obras.


Para ter uma experiência de sucesso na distribuição direta você vai precisar de uma rede de financiadores, distribuidores e fãs. Em próximos artigos, compartilharemos com vocês algumas sugestões de caminhos a seguir e estratégias para desenvolver essas redes.


Fique ligado!


Para saber mais sobre os DocMakers: https://docmakers.com.br

Carlos Igareda é cofundador da plataforma DocMakers e produtor executivo da Deusdará Filmes.

#docmakers #documentario #carlosigareda #mercadodocumentario #distribuicao #vidaougaveta

0 visualização

© DocMakers 2020