Buscar
  • Leonardo Brant

Os DocMakers Estão Chegando

A  falta de conexão entre artista e público talvez seja o maior problema da política e do mercado de cultura no Brasil. E essa questão se agrava com a indústria audiovisual, ainda em processo de desenvolvimento. 


Realizamos obras para ninguém ver e ainda temos uma política que penaliza em vez de incentivar aqueles que produzem diretamente para os seus públicos. A discussão sobre regulação do Video On Demand (VOD) deixa essa questão muito evidente, pois é pautada na taxação e não na promoção de conteúdos, novos autores e novos mercados. 


O VOD é a único modelo de negócios em nossa indústria capaz de tornar a relação entre autor e público mais efetiva e sustentável. Se estivermos falando de documentários produzidos diretamente para públicos de nicho, essa conta pode fechar e se tornar um caminho para a recuperação desse abismo, que parece ser intransponível, entre autor e público. 



Não somos contra a indústria. Pelo contrário, queremos auxiliar a criar bases concretas para uma indústria forte e consolidada: a formação de uma nova geração de documentaristas, a valorização do autor e uma cultura de mercado de nicho e de filmes de gênero para o Brasil. 


Os DocMakers trabalham com um modelo subversivo de produção, financiamento e distribuição, que não funciona para todo tipo de produção, mas pode ajudar a documentar a verdade estarrecedora que vivemos. E criar novas narrativas para melhor compreender a profundidade e o diâmetro do buraco em que nos metemos. 


Fizemos um pré-lançamento desse movimento, criado com o objetivo de criar um novo mercado para o documentário independente, no Fórum do Amanhã, realizado em novembro de 2017 em Tiradentes (MG). E agora vamos inaugurá-lo de vez, e com com chave de ouro, no X Congresso do GIFE, associação que reúne os principais investidores sociais do Brasil e discute a contribuição desse investimento para a democracia brasileira. O Congresso fará uma grande discussão sobre audiovisual e sociedade, com nomes internacionais. 


Selecionamos 10 jovens oriundos da periferia paulistana para contar a sua visão sobre o país, realizando minidocumentários pautados pela discussão do congresso. Eles foram contemplados com bolsa integral do Curso DocMakers e terão aulas sobre todo o processo de realização de um documentário maker. 


Esse é o pontapé inicial de um grande movimento que reúne uma série de atividades descentralizadas mas articuladas em busca de uma democracia audiovisual, feita com multiprotagonismo e autorrepresentação. 


Para saber mais sobre os DocMakers: https://docmakers.com.br


Leonardo Brant é documentarista, diretor associado da Deusdará Filmes e idealizador do movimento #DocMakers


#docmakers #documentario #leonardobrant #mercadodocumentario #cursodocmakers

44 visualizações

© DocMakers 2020