Buscar
  • Louise Nazareth

A Nova Era dos Documentários-Maker

A primeira edição do Curso DocMakers foi realizada em São Paulo entre os dias 6 de abril e 6 de maio de 2018, com três imersões em fins de semana, com conteúdos focados em conceito, linguagem, financiamento, modelo de produção, distribuição e desenvolvimento de públicos.


Coordenado por Leonardo Brant, o curso contou com aulas técnicas sobre linguagem, roteiro, fotografia, áudio e montagem, e um olhar sensível às pessoas e a sua realidade, nossos alunos participam de uma jornada de imersão, rumo ao fortalecimento das vozes das diversas vozes da nossa sociedade.


O método consiste em etapas objetivas, mas que norteiam a construção do projeto, do início (a ideia), ao fim (a distribuição). A proposta é simples. Canalizar a energia empreendedora geralmente dedicada a viabilizar projetos diretamente na produção de filmes e na construção de públicos, transformando o financiamento em mais um elemento narrativo incorporado ao processo criativo. Contudo, aliado ao espírito maker de fazer e acontecer, de maneira independente, livre e criativa, com a pretensão de criar um novo mercado para documentários no Brasil em contato direto com a audiência.


Com isto, formamos uma rede poderosa de documentaristas independentes engajados em ruir com as barreiras tradicionais, e trazendo um novo oxigênio às produções documentais, baseados na democracia audiovisual.


Passaram por aqui, professores excelentes dos quais, André Albuquerque (Dezolas) sobre direção de fotografia, também Sérgio Rizzo a respeito de linguagem e a breve história dos documentários. Também, Leonardo Brant, iniciando a metodologia exclusiva de produção DocMakers, que será a espinha dorsal de todo o curso e também abordará questões de financiamento como linguagem. Ainda contamos com a presença de Newton Cannito, com a oficina de roteiro e a arte de escrever para documentários e a oficina externa de captação de áudio com Eduardo Ayres


Ainda vimos com Piatã Stoklos Kignel, como encontrar o público ideal e trabalhar diretamente com conteúdo exclusivo, e montagem do material captado em toda a jornada do curso, com José Sampaio. Assim como distribuir um documentário diretamente para o seu público, com Carlos Igareda.


O próximo movimento estratégico dos DocMakers é levar o Workshop DocMakers para o maior número de cidades, comunidades e grupos interessados em explorar o método exclusivo de realização de documentários disruptivos e de alto impacto em contato direto com a audiência.

Para saber mais sobre os DocMakers: https://docmakers.com.br


Leonardo Brant é documentarista, diretor associado da Deusdará Filmes e idealizador do movimento #DocMakers


#docmakers #documentario #leonardobrant #mercadodocumentario #cursodocmakers

83 visualizações

© DocMakers 2020