DOCMAKERS NO X CONGRESSO GIFE

Estão abertas as inscrições para a chamada criativa que vai selecionar 10 jovens de 18 a 24 anos, moradores de periferia ou favelas urbanas para receber bolsas de estudo para o Curso DocMakers, além de mentoring e suporte técnico de profissionais especializados em documentário para realizar um filme de até 3 minutos baseado na programação do X Congresso GIFE. O projeto visa estimular o protagonismo afrodescendente e de gênero nas comunidades. 

 

A chamada criativa para desenvolvimento de projetos de documentários realizados com base no Método DocMakers de produção, cujo interesse é conectar audiências com pautas de relevância social, promoção da justiça social e direitos humanos.

 

Os participantes receberão ajuda de custo para a realização dos minidocumentários e poderão utilizar equipamentos próprios como câmeras caseiras e amadoras, inclusive celulares e smartphones, para realizar o filme. A ideia é que o documentário seja realizado com os equipamentos disponíveis pelos jovens.

A proposta da chamada é convocar os documentaristas makers atuantes em periferias e favelas urbanas engajados em movimentos de ativismo social, cultural e artístico, visibilizando novas vozes e olhares para a sociedade brasileira, seus desafios e desigualdades. Para participar, basta preencher o formulário abaixo respondendo as questões e apresentando seus dados. 

 

O objetivo é reconhecer e potencializar com formação de ponta, jovens talentos capazes de desenvolver filmes a respeito da agenda do X Congresso GIFE. Para tanto será oferecido entrada gratuita com liberação total de filmagem de todas as atividades do Congresso. 

 

As inscrições ficam abertas do dia 5 até o dia 23 de março de 2018 pelo site https://www.docmakers.com.br/gife

Saiba mais sobre o Curso DocMakers

Saiba mais sobre o X Congresso GIFE

 CHAMADA CRIATIVA

CHAMADA DOCMAKERS NO X CONGRESSO GIFE

SOBRE AS ORGANIZAÇÕES ENVOLVIDAS NA CHAMADA

 

DocMakers

Somos documentaristas que trabalham pelo desenvolvimento de um novo mercado para o documentário independente, construído direto com a audiência e articulado com movimentos da sociedade e de marcas interessadas em criar narrativas autorais sobre a vida real.

X Congresso GIFE

O X Congresso GIFE é o principal evento sobre o tema do investimento social privado e ao longo desses 20 anos reuniu mais de 5 mil pessoas de todos os estados do Brasil e de fora do país para ouvirem e debaterem sobre temas de relevância do setor.  

 

O GIFE é uma organização sem fins lucrativos que reúne os principais investidores do país, sendo eles de origem empresarial, familiar, independente ou comunitária. 

A Rede GIFE surgiu em 1995 e reúne hoje 130 associados. É marcada pela diversidade de seus investidores que, somados, investem por volta de R$ 2,4 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros.

 

 

COMO PARTICIPAR

 

1. Desenvolva uma proposta

O primeiro passo é preencher o formulário abaixo falando um pouco sobre o seu envolvimento e experiência com o audiovisual, apresentando uma proposta de realização de um minidocumentário de até 3 minutos de duração inspirado ou baseado na programação do X Congresso GIFE. É desejável que coloque sua visão e experiência própria sobre o tema, fazendo a conexão entre os temas apresentados e a sua realidade local.

 

2. Sobre o processo seletivo

A presente chamada criativa é apenas para jovens de 18 a 24 anos moradores em áreas de periferia ou favelas urbanas em todo o Brasil. Todas as atividades serão realizadas na cidade de São Paulo (SP). O presente edital não contempla despesas com passagem e hospedagem, que podem ser viabilizadas por outros parceiros. Daremos prioridade jovens afrodescendentes e buscaremos o equilíbrio de gênero na seleção. Além disso, serão analisados a produção audiovisual já realizada pelo jovem (se houver) e a originalidade/criatividade em sua proposta e nível de articulação com públicos via redes sociais. A seleção será realizada pelos DocMakers e profissionais do GIFE.

 

3. Mentoring

Os participantes selecionados receberão orientações prévias à realização do Congresso sobre concepção e desenvolvimento técnico do minidocumentário a ser realizado durante o Congresso. Além disso, eles serão introduzidos ao contexto do Congresso, seus personagens e conteúdos.

 

4. Congresso GIFE

Os participantes receberão credenciais e terão livre acesso ao Congresso para acompanhar e filmar os principais acontecimentos e personagens ligados aos temas escolhidos por cada documentarista selecionado, permitindo o aprofundamento no conteúdo desejado.

 

5. Curso DocMakers

Os jovens selecionados receberão bolsa de estudos o que garantirá formação gratuita no Curso DocMakers, a ser realizado de 6 de abril a 6 de maio de 2018, em imersão de 3 fins de semana no SerotoninaLab, na cidade de São Paulo (SP).

 

6. Finalização

Disponibilizaremos uma equipe de finalização de filmes para dar o acabamento necessário aos documentários.

 

7. Publicação

Os filmes serão publicados em plataformas de YouTube e nas redes sociais do Gife com licença Creative Commons.

 

 

CALENDÁRIO

- Abertura da chamada: 5 de março de 2018.

- Prazo final das inscrições: 23 de março de 2018.

- Anúncio dos vencedores: 26 de março de 2018.

- Primeira sessão de mentoring: 29 de março de 2018.

- Segunda sessão de mentoring: 3 de abril de 2018.

- X Congresso GIFE: de 4 a 6 de abril de 2018.

- Curso DocMakers: de 6 de abril e 6 de maio de 2018 (três imersões de fim de semana).

 

LOCAL 

O curso terá lugar no SerotoninaLab, um laboratório de inovação e criatividade que acelera ideias, projetos, talentos, movimentos, causas e negócios criativos. 

 

Está localizado na Rua Professor Frontino Guimarães, 302 - Vila Mariana – São Paulo – SP.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Clique aqui para consultar as datas da próxima edição e a programação completa.

Visite nosso Blog e leia alguns artigos sobre o novo mercado de documentários e muito mais.

FORMULÁRIO

 

Preencha o formulário abaixo para participar da Chamada Criativa DocMakers no X Congresso GIFE.

© DocMakers 2020